26.4.08

Voltei de lá

Olá gente da minha Terra e não só....eu fui, não sei bem onde, mas parece que era longe porque há muito que nada escrevo por aqui. Mas a verdade é que voltei e voltei em grande (não muito grande que eu sou tamanho portátil), e cheia de energia para escrever até que me aborreça. Muito se passa, mas o que queria sublinhar é o facto que fez 2 anos que aqui estou. Dois aninhos que convivo com este povo, que partilho as mesmas ruas e os mesmos restaurantes e bares com esta gente enigmática de olhos em bico, mas principalmente, que partilho um local de trabalho. Se gosto? Então não!?!?! Ainda aqui estou não é verdade? Se gosto MUITO?? bom....não vamos abusar e é melhor encerrar por aqui...
Visto que estou aqui a trabalhar para o desenvolvimento da Ciência, e represento o meu país em tudo o que faço (pelo menos é a conversa que nos impingem aqui para não fazermos nada de errado), quero dedicar este post a todo os que, ainda que não sabendo, tornaram esta sobrevivência em terras nipónicas possível, fazendo portanto um serviço à pátria. Aos meus pais antes de tudo, por tudo o que são e me apoiam, mas também por terem uma casinha porreira em Portugal que me permite pensar que nem tudo está perdido se um dia digamos...houver um terramoto muito grande aqui...Aos meus amigos, família, conhecidos e menos conhecidos que vêm ao blog e deixam mensagens de contentamento pelo Japão e o que descrevo dele (afinal isto aqui até é interessante)! Ao senhor que inventou o iPod, se não fosse o iPod....as horas de comboio passaram a ser uma discoteca pura com um iPod. Ao Nuno Markl. Sim a ele, que por ter a rubrica "Há vida em Markl" todos os dias a ser enviada pelo iPod, permite que ninguém se meta comigo no comboio, porque afinal sou a única maluquinha coitadinha que vai a rir às gargalhadas sozinha por esse Tóquio a fora. E a todos os escritores que por aqui andam (mesmo sem saberem) a proporcionarem-me viagens e sonhos diários...entre outros, Miguel Sousa Tavares, Pedro Vasconcelos, Mia Couto, e mais recentemente (tão recentemente que acabou literalmente de me bater à porta) o novo livro de Raquel Ochoa, ex colega de liceu, viajante, sorridente e que com a publicação deste livro mostra que "quem quer tem". O livro é "O Vento dos Outros" e leva para a América Latina (Obrigado mãe por enviares por correio). Mas estes dois anos muito provavelmente teriam sido passados a desesperar à procura de trabalho mal pago, se o Mombukagakushou (o governo Japonês) não tivesse resolvido apoiar estas duas cabecinhas portuguesas. Obrigadão Mombas....tás lá!

5 comments:

Anonymous said...

Bemmmmmmmmmm

Que Discurso .....


Ganhaste o Oscar Japones da Cientista Sorridente?!?!

Então Parabens

:)


Beijocas


P.S.- Volta sempre, eu gosto de ler o que escreves por essas bandas ... com ou sem Oscar


Raquel ( a recepcionista )

Vânia said...

Só foste há 2 anos?! A mim parece que foi há mais tempo.
Podia começar aqui uma dissertação lamechas sobre a amizade, mas não...

Beijinhos e sôdadinha da boa

Anonymous said...

Que post tao carregado de emocoes Z!!! No fundo estas andancas fazem-nos dar valor ao que realmente importa e perceber o quanto gostamos e aprendemos a valorizar o nosso cantinho a beira mar plantado!
Forca para os restantes anos de convivencia niponica que nos estaremos aqui desejosos de absorver as tuas aventuras. As minhas preferidas foram a historia dos Donuts e do bbq =)

Beijinhos

Andreia

Ana Catarina said...

Dizem que viajar é a melhor escola que temos na vida, eu concordo plenamente. Mas há algo que falta neste pensamento: ter amigos que viajam e partilham comnosco as suas aventuras, as culturas que encontram e os desafios é outra grande riqueza e excelente escola!
Muito Obrigada por partilhares estes 2 anos comnosco!!

Beijinhos
Catarina

Karura said...

Adorei o seu blog, li-o todo do principio ao fim e... amei! Parabéns pelo esforço!