3.4.08

Sakura

Eu não queria.....juro que não queria falar das sakuras e de tudo o que envolve esse fenómeno aqui no Japão mas não dá! Não aguento mais...tenho mesmo de falar!

Tudo começa aproximadamente um mês e meio antes quando ao lado das previsões metereológicas em todos os canais de televisão, jornais e websites, surgem também as previsões para o florir das cerejeiras (as sakura). Assim, durante todo esse tempo o povo suspira por tal milagre contando os dias para tal acontecer. Eu ria. O tempo passa e os telejornais começam a dar tempo de antena aos primeiros botões de flor que surgem numa viela escondida que sabe-se lá como o repórter encontrou. E eis que acontece!! Andam todos de máquina fotográfica em punho pelas ruas do Japão a fora a disparar tirinhos de felicidade para as árvores que tão deliciosamente nos indicam que o frio do Inverno está gentilmente a ser substituido pela calor aconchegante da Primavera. Eu gosto, e riu-me.

Ficamos felizes e isso vê-se nas ruas ao ver quantidades de pessoas a sairem de suas casas para conteplarem essas pequenas delicias.

O que eu acho interessante mesmo é o fenómeno agregado a este, em que as massas se juntam por dois fins de semana seguidos (se não chover porque a chuva encurta o tempo de vida das florzinhas) para fazerem o Hanami (Hana= flor; mi=ver logo....ver flor). Aqui, e em qualquer jardim que tenha as ditas sakura, cada familia ou grupo de amigos marca o chão com um quadrado de plástico azul que serve de tapete, o masi debaixo possível das árvores, e com um stock de comida e bebidas que mais parece que o amanhã não existe.


(Reparem so na quantidade de gaivotas no lago....e sem acidentes!)

E assim ficam, dia inteiro, bebendo e comendo até que não se aguente mais. Ficam as flores vistas, e gentes felizes porque mais uma vez (assim como fazem todos os anos) contemplaram as lindas flores com uma lata de Sapporo nas mãos. Acho bem sim senhor....Vejam lá se não é bonito?


6 comments:

Susana Rodrigues said...

Pronto, levam a coisa um bocado ao exagero, mas que é mesmo bonito, é... mas MESMO! :)

Ainda bem que também te pudeste deleitar com tais vistas (hã? Não 'tou a falar bem?? ;)

Anonymous said...

Lindoooo, sem duvida, eles teem toda a razao, admite ...

Tu é que bibes ... ;-)

Raquel

josé ventura said...

Lindo mesmo Lindo cá em portugal parecido só as amendoeiras em flor!!!!

Vânia said...

Que belos pic-nic's, parecem tugas, mas com olhos em bico e sem garrafões de 5L de tinto.
E o Mikas!? Não quis ir ver as flores!?
Beijinho

Clara said...

Olá Ana,tdo bem? Quem te escreve é a Antónia, não sei se te lembras de mim, mas eu sou amiga da Marta (a irmã do Miguel)..foi ele que me deu o endereço do teu blog no ano passado e tenho cá vindo mas nunca deixei comentários.
Vou a Portugal de férias, daqui a 4 dias e não tenho como entrar em contacto com a Marta. Ela há dois anos que não me responde aos mails e não sei o que se passa com o nro de tlf. Bom, como situações desesperadas, exigem atitudes desesperadas lol lol peço que me dês indicações sobre a Martucha. Nro de tlf, de mail e etc..
Peço desculpa por invadir-te assim o blog mas o que queres? A maluca não dá sinais de vida lol lol
Obrigada e abraços xxx
Antónia Onofre

Clara said...

Ops..cá vai o meu mail: claraonofre@gmail.com

P.S.gosto do teu blog mas mais ainda das cerejeiras. Sou louca pela sakura e se estivesse aí podes crer que me juntava a essa multidão de gente ahahahah