15.4.09

Nota de indignação

Independentemente da repercussão que as notícias publicadas em jornais portugueses possam ter ou não, sinto-me na obrigação de escrever e de reportar publicamente a minha indignação em um meio público, ainda que seja só no meu blogue, sobre uma notícia que foi publicada no Diário de Notícias. Fui entrevistada para a agência Lusa sobre como a minha vida foi afectada com a crise mundial, especialmente no Japão pois é aqui que sou investigadora e estudante. Eis como a minha vida é afectada com a crise:

1. Recebo uma bolsa que apesar de já ter sido reduzida 4 vezes desde que cheguei ao Japão, em minha opinião, continua a ser suficiente para viver confortavelmente numa cidade como Tóquio.

2. Porque considero que trabalhar é uma actividade digna e também um direito de qualquer ser humano, paralelamente à minha actividade académica, trabalho ensinando Português e Inglês, para além de trabalhar num restaurante. Faço-o não só pelo prazer que me dá, mas pelo enriquecimento cultural e pessoal que dai advém, e não por necessidade.

3. Porque adoro cantar, porque adoro Fado e porque acho que é uma excelente maneira de me manter perto das minhas raízes para além de partilhar a cultura do meu país, canto Fado em Tóquio, de vez em quando, e pura e simplesmente porque sim.

Em resumo....a minha vida NÃO foi afectada pela crise.

Eis o título da noticia:

"Redução de bolsa obriga Ana a dar aulas e a cantar o Fado"

Então passo a esclarecer para que ninguém fique a pensar na pobre da Ana. A Ana NÃO é obrigada a nada! A Ana é uma pessoa muito feliz! A Ana nunca se queixou da sua vida! A Ana não anda a passar fome. A Ana está indignada como é feito o jornalismo em Portugal. A Ana nunca mais vai dar entrevistas na sua vida a não ser quando receber um prémio Nobel.

Fiquem bem porque a Ana certamente também vai ficar!

7 comments:

Nuno-san said...

Apesar da indignação (com razão), está com piada o artigo ;-)

Já agora, onde cantas fado em Tóquio?
Cmpts,
/Nuno

Unknown said...

É aquela história: "se não tem notícia a gente cria".

Ah, lembrei de ti ontem. Fui no supermercado Seyu de Sengawa, que sempre toca música brasileira, e dessa vez mudou o CD. Tava tocando aquela "Uma casa portuguesa"! :)

Abraço.

EU e mais MIM said...

AAAiii jasuss!! Ma k jete... Isse assim n ten assunte... A propósito ontem fiz um arrozinho de tomate e sobrou... envio o taperuare?! A maya tens uns sapatos velhos que já não usa..

Filipe Rodrigues said...

A Ana devia obrigar o jornal a publicar um direito de resposta a repor a verdade... o teu primo Eduardo está um doce.
Beijinhos

catarinia said...

E mái nada! Olha a lata dos senhores...

Espero que também tenhas enviado a indignação a quem de direito. E por escrito, que é para verem que ainda consegues comprar um selo dos correios. Internacional, ainda por cima! =)

Beijo grande!

laura martires said...

e a Laura Mártires, arquitecta, 28 anos, que passou um mês e meio a pão e sopa, concorda com a Ana e deixa aqui o seu desagrado com os jornais sensacionalistas portugueses que retiram frases do seu contexto e escrevem mentiras nos seus artigos...a laura, arquitecta, ao contrário do que foi dito no artigo de um jornal em portugal, pediu ajuda à embaixada portuguesa em Tokyo, depois de ter ficado sem emprego e sem o ultimo salario na seu prévio emprego. isto só visto....

FIOME said...

Ana, manda uma resposta para o jornal!
Os jornais querem fazer a CRISE, eles que a vivam!!! Parece que não gostaram de ver que estás bem...
Beijinhos e bom estudo e trabalho e fado e todas essas coisas que fazem a tua vida.
He