10.8.10

Dia de Portugal na Expo 2010 Shanghai

O Dia de Portugal na EXPO2010 em Xangai celebrou-se no dia 6 de Junho. Nós aproveitámos a ida à Expo para coincidir com este dia e assim matar as saudades do que é bom e é nosso. O pavilhão encerrou ao público e ficou então reservado às celebrações para convidados. Logo bem cedinho fomos para a bilheteira para não haver hipótese de falha e depois de muito apertão, empurrão, palavrão, comichão e quase exaustão lá entrámos no recinto com um sol de Domingo abrasador. Já andavam a rondar o pavilhão muitos chineses curiosos com magníficos trajes do Rancho Folclórico Lavradeiras da Meadela. Dizem eles em algumas entrevistas que deram que nunca tinham sido tão fotografados....e lá estavamos nós a contribuir para tal desabafo!



Ao mesmo tempo do outro lado do pavilhão estavam os membros da Arruada Minhota de Viana do Castelo e um grupo de Zés Pereiras. A energia de ambos foi invejável e sem dúvida mereceram a atenção e milhares de fotografias que o público lhes roubou ao fazer uma roda encavalitada de mirones curiosos em volta destes artistas nacionais.



Eu tenho de confessar que o meu espírito emigra falou bem mais alto e que não só adorei como fiquei muito orgulhosa de ver estes grupos a representarem a tradição e cultura de Portugal. Durante o dia o staff do pavilhão distribuiu bandeirinhas de Portugal, e não pude deixar de adorar a visão de centenas de chineses a abanarem a bandeirinha nacional pela Expo a fora.


No pavilhão fomos conhecer alguns ilustres, entre os quais o grupo de Rui Gaspar, Luis Abreu, Afonso Cerejo e João Caiado que partiram de Leiria com destino a Xangai de Jipe. Estes aventureiros animaram o dia com as histórias desta viagem e com uma boa disposição característica de quem vive de bem com a vida!



E pela primeira vez e voluntariamente pedi (bom...pediu o Miguel porque eu estava ocupada a fazer de paparazzi) um autógrafo. Mariza mais uma vez a encantar...


Ao fim da tarde o concerto dos Amália Hoje encheu a Praça Europa de emoção e o concerto da Mariza à noite fechou esta celebração do Dia de Portugal na Expo de Xangai. Durante o concerto Mariza chamou ao palco o Rancho Folclórico para a acompanharem com um vira à moda do "Senhor Vinho", e este improviso fez o momento alto de um concerto de uma artista sempre memorável.




Adorei este dia e foi muito bom para nós termos feito parte dele. Fiquei no entanto triste pela fraca cobertura que foi dada pelos órgãos de comunicação nacionais. Exceptuando a Rádio Renascença a presença de outras rádios ou televisões foi despercebida (acho que poderei dizer mesmo inexistente). Mas é assim que funciona em Portugal. Quando há alguma coisa bem feita que merece ser divulgada e apresentada para dar ânimo e esperança em tempos difíceis é ignorada e continua-se a dizer só o que está mal ou é mal feito.

5 comments:

Ana Catarina Alves said...

Estou ruida de inveja! Adorava puder ir a' expo. Nunca vi Mariza ao vivo, mas deve ser memoravel. Aguardo que venha fazer uma visita a' Escocia :)

Boas viagens e bons passeios!

Beijinhos
catarina

Angelo said...

Que fixe!!!

Mas é como dizes: eu nem sabia disto, porque ninguém o mostrou!

mikonos said...

Grande Mariza!!! Conseguiu pôr os chineses a dançar! É a maior!

SoNosCredita said...

olá! :)

que blogue tão interessante pra mim...

tenho um grande fascínio pelo Japão e ñ sei bem a q se deve, verdadeiramente.

os meus pais 'mudaram' de religião qnd eu tinha 5 anos, para a Sekai Kyusei Kyo de Portugal, e, apesar de já ñ a frequentar, identifico-m plenamente com o cultivo do nosso lado espiritual.

enfim.
uma coisa que adoraria fazer seria visitar o Japão ou então, melhor, viver lá (aí) durante algum tempo.

posso saber o q fazem? e como e qnd foram?
sou da área da comunicação/jornalismo, provavelmente ñ será viável uma vez q há a barreira linguística, mas estou mesmo só a querer saber um pouco mais da vossa experiência, para me inspirar...

obrigada :)

Anonymous said...

OLÁ!
FAÇO PARTE DO GRUPO FOLCLÓRICO DAS LAVRADEIRAS DA MEADELA E FIZ PARTE DA REPRESENTAÇÃO DO MESMO NA EXPO. FOI FANTÁSTICO! AINDA BEM QUE GOSTARAM! BEIJINHOS